Os pátios de Córdoba

Devido ao clima seco e quente de Córdoba, os primeiros habitantes da cidade desenvolveram uma tipologia de casas que permitia suportar melhor o clima. Esta tipologia centrava a vida da casa à volta de um pequeno e fresco pátio, onde se localizava o poço da habitação. O pátio tornou-se assim o lugar onde decorriam todas as relações familiares e sociais, seja um espaço de refeições em família ou para receber os amigos e vizinhos.

A introdução de plantas e flores ficou a dever-se aos muçulmanos com o objetivo de aumentarem a sensação de fresco nos pátios. Todas as casas com pátios têm características próprias com as suas paredes caiadas e cheias de vasos de plantas e flores, com chão de pedra, para assegurar o fresco no verão. Por este motivo, estes espaços de origem romana e islâmica são pequenos microclimas no meio da cidade.

IMG_9563.JPG

Atualmente estes pátios são uma das maiores imagens de marca da cidade, a par da Catedral-Mesquita, distinguidos como Património da Humanidade pela Unesco.

Quando os começamos a conhecer percebemos que existem diferentes tipos de pátios, de arquitetura antiga e moderna ou renovada. A diferença assenta apenas na idade do edifício, casas com mais de cinquenta anos das que têm menos e foram completamente renovados recentemente.

Onde se podem visitar?

Uma das rotas mais conhecida é a do bairro de Alcázar Viejo, junto ao Alcázar. Ao fazer esta rota podemos visitar 7 pátios das diferentes tipologias. São todos únicos, mas os que mais gostei, por um ou outro pormenor, foram o Martin de Roa 2, o Postrera 28 e o Duartas 2, mas no geral todos são surpreendentes e um pequeno paraíso escondido nas ruas de Córdoba.

Martin de Roa 2 –encostado às paredes do Alcázar Viejo e que remonta a 1200. Tem o piso de pedra cordobês e mais de 40 espécies diferentes de plantas e flores, dispostos pelo chão e paredes. É conhecido como ‘El Patio de la Muralla’.

Patios1IMG_9552IMG_9553

Postrera 28 – Um dos pátios mais pequenos e também dos mais antigos. Este foi um dos meus preferidos. Além das cores dos inúmeros vasos de flores entre os azuis e rosas fortes, tem um poço tradicional no centro que lhe dá um ar muito típico. Não é à toa que em 24 anos de competição já recebeu 21 prémios.

IMG_9591.JPGIMG_9596.JPG

Duartas 2: mais um pátio tradicional, onde o que mais me atraiu foi a casa tradicional onde podemos visitar a cozinha com o forno tradicional e a lavandaria. Para além das espécies tradicionais de flores podemos também encontrar um limoeiro, uma laranjeira e um jasmim.

IMG_9584.JPG

Festa dos Pátios

É uma das maiores festas tradicionais de Córdoba e decorre durante o mês de maio. É nesta festa que são escolhidos os melhores, mais bonitos e mais floridos da cidade, dentro de cada categoria – Arquitetura Tradicional ou Moderna.

Fiesta Patios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s