Devido ao clima seco e quente de Córdoba, os primeiros habitantes da cidade desenvolveram uma tipologia de casas que permitia suportar melhor o clima. Esta tipologia centrava a vida da casa à volta de um pequeno e fresco pátio, onde se localizava o poço da habitação. Os pátios de Córdoba tornaram-se lugares onde decorriam as relações familiares e sociais.
A introdução de plantas e flores ficou a dever-se aos muçulmanos para aumentarem a sensação de fresco nos pátios. Todas as casas com pátios têm características próprias. Paredes caiadas e cheias de vasos de plantas e flores, com chão de pedra, para assegurar o fresco no verão. Por este motivo, estes espaços de origem romana e islâmica são pequenos microclimas no meio da cidade.

Atualmente estes pátios são uma das maiores imagens de marca da cidade, a par da Catedral-Mesquita, distinguidos como Património da Humanidade pela UNESCO.
Quando os começamos a conhecer percebemos que existem diferentes categorias de pátios, de arquitetura antiga e moderna ou renovada. A diferença assenta apenas na idade do edifício. Casas com mais de cinquenta anos, com menos e as renovadas recentemente.
Onde se podem visitar?
Uma das rotas mais conhecida é a do bairro de Alcázar Viejo, junto ao Alcázar. Ao fazer esta rota podemos visitar sete pátios das diferentes tipologias. São todos únicos, mas os que mais gostei foram o Martin de Roa 2, o Postrera 28 e o Duartas 2. Todos são surpreendentes e um pequeno paraíso escondido nas ruas de Córdoba.
Martin de Roa 2
Encostado às paredes do Alcázar Viejo e remonta a 1200. Tem o piso de pedra cordobês e mais de 40 espécies diferentes de plantas e flores, dispostos pelo chão e paredes. Conhecido como ‘El Patio de la Muralla’.



Postrera 28
Um dos pátios menores e também dos mais antigos. Este foi um dos meus preferidos. Além das cores dos vasos de flores, entre os azuis e rosas fortes, tem um poço tradicional que lhe dá um ar muito típico. Não é à-toa que em 24 anos de competição já recebeu 21 prémios.


Duartas 2
Mais um pátio tradicional, onde o que mais me atraiu foi a casa com a cozinha com o forno de época e lavandaria. Para além das espécies clássicas de flores podemos também encontrar um limoeiro, uma laranjeira e um jasmim.

Festa dos Pátios
É uma das maiores festas tradicionais de Córdoba e decorre durante o mês de maio. Nesta festa são escolhidos os melhores, os mais bonitos e os mais floridos da cidade, dentro de cada categoria – Arquitetura Tradicional ou Moderna.

Leave a Reply