Pocitlej, um tesouro a descobrir

Pocitlej.png

Pocitelj é uma pequena vila da Bósnia e Herzegovina, com uma população atual de 869 habitantes. A vila, construída numa colina, é Património da Humanidade da Unesco e tem uma fascinante mistura de arquitetura medieval e otomana. Vila fortificada foi construída na margem esquerda do rio Neretva, supostamente no ano de 1383, e é conhecida como a “vila de pedra”. No século XVIII Počitelj tornou-se uma vila fronteiriça muito importante estrategicamente entre a Herzegovina otomano e a Dalmácia veneziana. Com o domínio austro-húngaro na Bósnia e Herzegovina em 1878, Počitelj perdeu a sua importância estratégica e deteriorou-se nas décadas seguintes.

Pocitelj contém apenas algumas casas dispersas, cafés, a Torre do Relógio, um forte muralhado mesmo no topo da colina, uma magnifica mesquita, cujo minarete é visível de quase todos os pontos da vila, e inúmeras romãzeiras de onde é produzido um dos mais deliciosos produtos locais, o sumo de romã.

Pocitlej (1)Pocitlej (3)Pocitlej

O Forte de Počitelj foi construído durante vários seculos e representava um importante Sistema de defesa da vila.  Construído 45 m acima do nível do mar, oferece vistas deslumbrantes ao longo do rio Neretva de toda a vila. A mesquita de Hadži Alija’s, outro dos símbolos da vila, é um exemplo da arquitetura otomana na vila e ocupa uma posição central na vila, perfeitamente enquadrada com a natureza circundante. Uma visita à vila não fica completa sem uma passagem pela Torre do Relógio, construída em pedra e datada de 1664.

Pocitlej (4)Pocitlej (6)

Destacam-se ainda outros edifícios como o mekteb (escola primária muçulmana), o imaret (cozinha), a medresa (escola secundária muçulmana), o hamam (banhos públicos) e a Han (posada pública). Estas estruturas remontam a meados do século XVII. Falta ainda referir a casa dominante de Počitelj, Gavrakanpetanović, um complexo de três edifícios menores construídos nos séculos XVI e XVII. O edifício central foi convertido nos anos 60 e 70 em alojamentos para artistas da Colónia Internacional de Arte e atualmente recebe artistas de todo o mundo.

Pocitlej (2)

Durante a Guerra dos Balcãs que decorreu entre 1992-96 a vila foi bombardeada e sofreu extensos danos. Em 1996, Pocitelj foi adicionado ao World Monuments Watch, a lista que reúne os patrimónios históricos ameaçados.

Počitelj tem um ar mágico que transcende o tempo. É verdadeiramente uma pérola da Bósnia e Herzegovina e um tesouro que deve ser mantido intocável.

Deixar uma resposta