À descoberta de Perast

Perast é uma pequena cidade localizada na baía de Boka Kotorska, a uns 30 minutos de Kotor. Quando passeamos pelas suas ruas estreitas parece-nos uma cidade fantasma e abandonada. Como não tem uma zona de praia Perast não recebe muitas visitas e as que recebe são na sua maioria turistas de visita à Ilha de Nossa Senhora das Rochas. É aqui em Perast que se apanha o barco para visitar esta peculiar igreja localizada no meio da baía.

Perast.png

No entanto Perast tem alguns tesouros a descobrir. Apesar da sua dimensão, a cidade tem inúmeras igrejas e palácios que testemunham uma época em que foi mais do que um ponto de passagem, uma época em que era uma cidade rica e poderosa e um importante centro marítimo na costa do Adriático. Durante o domínio da República de Veneza, Perast teve o seu auge, tornando-se um lugar estratégico para a defesa da baía e da cidade de Kotor.

Perast (9)Perast (8)Perast (7)

Perast é a cidade ideal para deambular pelas ruas e apreciar a sua beleza, calma e os diferentes palácios e igrejas. Destas destaca-se a Igreja de São Nicolas (Crkva Sv Nikole), cujo campanário de 55 m de altura é a imagem mais forte da cidade, sobretudo quando nos aproximamos de barco. Foi construída no século XVII com as pedras trazidas da Ilha Korcula, na Croácia. Ao contrário de Kotor a cidade velha não tem uma muralha defensivo, mas sim nove torres, construídas pela marinha da República de Veneza nos séculos XV e XVI.

Perast (3)Perast (6)

Ponto de passagem obrigatório numa visita a Perast é a Ilha de Nossa Senhora das Rochas, uma das duas ilhas ao largo da cidade (a par da Ilha de S. Jorge). Ao contrário da Ilha de S. Jorge, a Nossa Senhora das Rochas foi artificialmente construída, segundo a lenda, por um marinheiro que ali largou grandes rochas. Todos os anos, no mesmo dia, os moradores levam pedras até à ilha, continuando até hoje a tarefa de a manter. Já a Igreja foi fundada, por um pescador que, após o seu barco ter naufragado, encontrou uma relíquia de Nossa Sra, numa rocha. Este achado fez com que fizesse um voto de aqui construir uma igreja, que foi concretizado em 1630. A igreja passou a proteger pescadores e marinheiros. Devido à importância de Nossa Senhora das Rochas na região, foram feitas, ao longo dos anos, centenas de oferendas à igreja incluindo 68 telas a óleo de famosos mestres barrocos e mais de 2.500 chapas de ouro e prata. Hoje, esses tesouros podem ser encontrados no interior da capela, numa visita que recomendo fazer.

Perast (5)Perast - Nossa Senhora das RochasPerast (4)

Perast assume-se assim como uma das principais atrações da Baía de Kotor, com a sua rica arquitetura veneziana, os seus 16 palácios barrocos, 17 igrejas católicas, várias estruturas ortodoxas, as suas 9 torres defensivas e a sua beleza natural, considerada atualmente como Património da UNESCO.

Perast (1)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s