My Son, história, cultura, religião e natureza

O Santuário de My Son (lê-se Mi Sun) é um centro religioso datado dos séculos IV a XIII. Está localizado na zona montanhosa de Duy Xuyen, no centro do Vietname, a pouca distância da cidade histórica de Hoi An. O que mais me impressionou na visita a My Son foi a sua zona envolvente. O complexo desfruta de um cenário deslumbrante, envolvido por uma selva exuberante.

My Son já foi o centro intelectual e religioso mais importante do reino de Champa. Os templos foram construídos ao longo de dez séculos de desenvolvimento contínuo de uma cultura única, cujas origens espirituais foram o hinduísmo. Este facto deu origem a um conjunto de templos construídos para as divindades hindus, como Krishna, Vishnu e Shiva. Os monumentos do santuário de My Son são as construções mais importantes desta civilização.

Redescoberto no final do século XIV pelos franceses, que restauraram partes do complexo, desvendando cerca de 70 templos. Atualmente, apenas 20 sobreviveram ao passar dos séculos e à Guerra do Vietname. Os monumentos são únicos e sem igual no Sudeste Asiático e foi uma experiência mágica visitar este local.

Os templos foram construídos em tijolos com pilares de pedra e decorados com baixos-relevos de arenito que retratam cenas da mitologia hindu. A sua sofisticação tecnológica, tijolos que se seguram e sustentam sem recurso a nenhum material, fazem de My Son um conjunto arquitetónico notável. Representa uma imagem vívida da vida espiritual e política de uma fase importante da história do Sudeste Asiático. Por este motivo, o complexo é Património da Humanidade da UNESCO.

Embora a maioria dos monumentos tenha sido destruída e algumas estátuas dos deuses estejam em falta, como demonstram os buracos vazios nas paredes, ainda existem decorações antigas impressionantes e que merecem uma visita atenta.

Vietname
My Son
Vietname
My Son3
My Son4
My Son5

Sugestões práticas para uma visita ao santuário:

  • Bilhete de entrada: 150 000 VND (5.5 €)
  • Horário: 6h00 – 17h00
  • Para chegar ao santuário, a maneira mais fácil e confortável é alugar um carro com motorista em Hoi An. O único senão é que o serviço não tem guia incluído. Outra opção, que foi a que acabei por fazer, é marcar uma excursão no Hotel. Proporciona uma experiência mais completa. Um guia leva-nos aos principais pontos de interesse e conta-nos estórias que de outra forma seria difícil de descobrir.
  • Horário visita: preferencialmente de tarde quando há menos visitantes e excursões. Planear a visita em antecipação ajuda a evitar as multidões.
  • Para uma melhor orientação, cada templo tem o seu próprio número e estão agrupados (Grupo A a H). Os grupos B, C e D são os mais acessíveis e visitáveis. Os restantes foram destruídos ou estão em locais perigosos, alguns dos quais ainda com minas por desativar da Guerra do Vietname.
My Son.png

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading