Experiências a fazer uma vez na vida – parte II

1.Perder-se nas ruas empedradas de Bruges

Cidade de conto de fadas com um incrível centro histórico, com ruas empedradas e canais sinuosos, edifícios medievais e lojas chocolates e dos mais diversos doces. Bruges é ideal para vaguear sem mapa, serpenteando pelos canais ou seguindo o cheiro dos biscoitos acabados de fazer e do chocolate.

2.Recordar os tempos de infância no Tivoli Garden em Copenhaga

Um dos mais antigos parques de diversões da Europa, faz as delícias de miúdos e graúdos. Com as mais diversas atrações para todas as idades, inúmeros restaurantes e espetáculos é o espaço ideal para umas horas de diversão. À noite é ainda mais fantástico. decorado com milhares de luzes que dão luz e cor ao espaço. Foi fonte de inspiração para o próprio Walt Disney.

3.Fazer compras no Grand Bazar em Istambul

As cores, os cheiros, os produtos apanham-nos de surpresa e deixam-nos completamente apaixonados. Aqui vende-se um pouco de tudo: requintados tapetes produzidos à mão, joias, lanternas deslumbrantes cheias de cor, doces e chás, especiarias e peças em pele. É um local excelente para beber um chá de maçã quente e uma baklava (também quente). Perder-se neste labirinto único de produtos é uma das experiências mais divertidas de Istambul.

4.Percorrer Barcelona através das obras de Gáudi

A presença do artista na cidade não passa despercebida, a começar na sua obra mais emblemática, a Sagrada Família. Esta magnífica igreja nasceu da sua imaginação única e absolutamente genial. Assim como a Casa Milá, mais conhecida pela La Pedrera, um dos mais famosos blocos de apartamentos do Passeig de Gracia. Assim como a Casa Batlló, um edifício que faz parte de um conjunto criados por três distintos arquitetos modernistas onde se inclui Gaudi para três famílias burguesas concorrentes. Cada construção tenta ofuscar a que esta imediatamente ao seu lado. Assim como o Parc Guell, uma obra única Património Mundial da UNESCO.

5.Assistir as grandiosas procissões da semana santa em Sevilha

A principal festa de Sevilha é a Semana Santa, na qual mais de 50 irmandades religiosas dos diferentes bairros desfilam pelas ruas, saindo das diversas igrejas até à “Carrera Oficial”, percurso oficial que começa na Campana e finaliza ao sair da Catedral, onde se realiza a estação de penitência. É uma semana de grandes emoções e que deixa memórias únicas.

6.Fazer o circuito da BD em Bruxelas

Bruxelas é a capital da banda desenhada, cidade berço de nomes como Hergé, o pai do famoso aventureiro Tintin, Peyo, pai dos famosos Estrunfes, Morris, pai do intrépido cowboy, e André Franquin, pai de Gaston Lagaffe. Por tudo isto o Centro Belga de Banda Desenhada criou um roteiro de frescos ao ar livre, nas paredes de prédios por toda a cidade, que representam diferentes personagens e prestam tributo ao talento belga da BD. São muitos os locais onde poderá encontrar estes desenhos e o percurso está normalmente indicado debaixo dos mesmos. São 30 e muitos e aumentam de ano para ano.

7.Atravessa a iconica ponte Stari Most em Mostar

Claro que um dos principais pontos de visita da cidade é a Ponte Stari Most, um ícone que ligou durante mais de 400 anos os dois lados da cidade, uma ponte de ligação entre dois mundos distintos e uma ponte de entendimento entre ocidente e oriente. A ponte ficou famosa pela forma como foi ataca e destruída durante a Guerra dos Balcãs, “um dia triste para todos os habitantes da cidade”, segundo nos disseram. Foi reconstruída em 2004 e é atualmente um dos principais atrativos da cidade, símbolo da coexistência de comunidades de diversas origens culturais, étnicas e religiosas, sublinhando os esforços ilimitados da solidariedade humana para a paz e cooperação. A Stari Most é nos dias de hoje local de passagem de muitos turistas e dos famosos saltos para a água.

8. Visitar um verdadeiro castelo de princesas na Baviera Alemã

Dois castelos de contos de fadas perdidos nas montanhas bávaras – Hohenschwangau e Neuschwanstein. Ambos grandiosos e ambos dignos de admiração. O Hohenschwangau é mais modesto. Foi aqui que o Rei Ludwig II passou a sua infância, foi aqui que se apaixonou pela paisagem bucólica desta zona da Baviera e foi daqui também  que através de um binóculo instalado nos seus aposentos controlou a construção do Neuschwanstein.

O castelo de Neuschwanstein deve parte da sua fama ao facto de ter servido de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Disney. E no local percebemos porquê. As suas torres brancas erguem-se acima da vila e no meio da montanha, em direção às nuvens, criando um cenário digno de um conto de fadas. O Castelo foi mandado construir pelo visionário (louco é a expressão mais utilizada por estes lados) rei Ludwig II, já em pleno século XIX, como casa de ferias da família real.

9.Acenar da varanda do Parlamento de Bucareste

Nicolae Ceausescu redesenhou radicalmente o coração de Bucareste, construindo blocos de apartamentos de vários andares, inspirados na pesada arquitetura comunista, densas concentrações das chamadas “casas de trabalhadores”, que contrastavam com os luxuosos prédios das elites. Grande parte da cidade foi cortada por largas avenidas de seis faixas. Toda esta obra, à qual se juntou a construção do Palácio do Parlamento, obrigou à demolição de mais de 10.000 casas e centenas de igrejas, num custo total de 3 mil milhões dólares (ao valor atual). Toda uma zona da cidade foi arrasada, para construir o Palácio do Parlamento e os enormes bairros comunistas que ainda hoje ali resistem.

10.Tirar uma foto ao Parlamento de Budapeste da praça Batthyany

É um dos maiores e mais belos parlamentos do mundo. Quando foi inaugurado em 1920 depois de 20 anos de construção era o maior do mundo. Tem mais de 690 quartos e alberga as jóias da coroa.

O melhor local para admirar esta obra prima é mesmo do outro lado do rio…da praça Batthyany, onde é possível contemplar aquele que é um dos mais maravilhosos edifícios neogóticos da Europa. Mesmo com nevoeiro e um céu negro não é possível ficar indiferente à sua beleza.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: