Day Trip Munique: Salzburgo

Que não fiquem dúvidas deste lugar comum, muitas e muitas vezes repetido…Salzburgo é definitivamente uma das jóias da coroa da Europa. A visita foi curta uma vez que foi incluída numa “excursão” de um dia a partir de Munique (fica a cerca de duas horas de distância de comboio) mas mesmo assim deu para ver e conhecer muitas das suas maravilhas.A cidade de Mozart está parada no tempo, mantendo inalteradas as suas praças, igrejas, fontes, palácios e muito mais, tornando muito simples imaginarmos os passos do “grande artista”, seguindo pelas ruas da sua cidade.

65ab1-salzburgo_trn19

Mas antes de entrarmos no centro histórico recomendo uma primeira paragem no Palácio Mirabell e um passeio pelos seus magníficos jardins. O cheiro e as cores das flores do jardim são uma experiência para os sentidos a que não ficamos indiferentes. Mas temos que seguir viagem e partimos para a Makarplatz, a pequena praça onde está localizada a casa onde viveu Mozart, de 1773 a 1780, e que agora é um museu dedicado ao músico.

IMG_0907.JPGIMG_0899.JPGIMG_0892.JPG

Entramos no centro histórico e encontramo-nos de imediato numa apertada mas muito animada rua, a Getreidegasse, coroada de ambos os lados de luxuosas lojas e restaurantes. A Getreidegasse é a principal rua comercial de Salzburgo, onde se sente o pulsar da cidade. Além do interessante e histórico edifício da Câmara Municipal, aqui encontramos também a belíssima casa onde Mozart nasceu em janeiro de 1756, agora um museu sobre a sua vida. O edifício está totalmente restaurado e dada a sua cor de amarelo vivo, é difícil passar despercebido.

881cd-salzburgo15

Ao lado da Residenzplatz encontramos outro marco importante da cidade, a sua Catedral. Um imponente edifício barroco que domina a não menos imponente Praça do Dom, com os seus 15000 resplandecentes metros quadrados. A visita a catedral é outro momento alto do dia, onde para além das pinturas no seu interior somos atraídos pelo órgão de 4000 canos.

Prosseguimos a rota pelas igrejas, visitando a Igreja Franciscana, a mais antiga de Salzburgo, caracterizada pela inúmera mistura de estilos e pelos seus tetos em ripas. E terminamos na Igreja/Mosteiro de St Peter, famosa pelo seu cemitério cujo ambiente é único no mundo, com catacumbas de origem cristã escavadas na rocha de Mönchsberg. Antes de sair visite também as capelas de St. Gertrude’s Chapel e de Maximus.

Terminamos a visita subindo no mais antigo funicular da Áustria, construído em 1892 até à Fortaleza Hohensalzburg, uma das maiores e mais bem preservadas fortalezas da Europa central, com mais de 900 anos. A vista lá de cima é impressionante (mesmo num dia chuvoso como o que encontramos) e a visita aos diferentes e sumptuosos espaços interiores transporta-nos para uma outra época.

Antes de sair de Salzburgo recomendo uma passagem no Restaurante Mozart, na Geitreidegasse, e uma passagem gulosa pelo Sacher Café, na Schwarzstrasse. Porque depois de um dia de aventuras por Salzburgo é bom recompor o corpo com uma reconfortante refeição austríaca, terminando com a mais famosa tarte de chocolate do mundo.

IMG_0886.JPGcd4a9-salzburgo_trn31

Salzburgo é Património Mundial da Unesco e rapidamente percebemos porquê. Porque nos apaixona e arrebata ao primeiro olhar. É impossível ficar-lhe indiferente e não querer lá voltar, uma, e outra vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s