Geek dos Museus: Ilha dos Museus,Berlim

Para quem, como eu, não perde um bom Museu, Berlim é a cidade ideal. Tem um dos maiores complexos de Museus, a Ilha dos Museus, no mundo onde nos podemos perder por uma vida. Infelizmente o tempo que tive disponível não deu para ver todos ;( .

A Ilha dos Museus de Berlim além de ser um dos mais imponentes complexos de museus do mundo é ainda Património Cultural da UNESCO. Reúne edifícios museológicos com mais de 100 anos de história e que, apesar de terem sido severamente destruídos na II Guerra Mundial, foram recuperados. Após a guerra ficou localizado no setor russo e as obras de arte foram divididas pelos vencedores. Assim, só após a reunificação da Alemanha foi possível voltar a juntar todas as obras de arte. As peças nas mãos dos aliados haviam sido enviadas para novos museus, como o Dahlem e o Kulturforum.

Berlim - Museus.png

A Ilha alberga cinco museus: Pergamonmuseum,  Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e o Bode-Museum.

O Pergamonmuseum foi o que achei mais interessante, pela grandiosidade das suas obras, nomeadamente elementos arquitetónicos da antiguidade como o Altar de Pérgamo, a Porta de Ishtar, a Porta do Mercado de Mileto, o Templo de Atena e um Palácio Assírio.

cd5ba-berlim430

O Bode-Museum abriga uma vasta coleção de esculturas e tesouros bizantinos. Este Museu tem três importantes coleções: esculturas desde os primórdios da idade média até ao século XVIII, Arte Bizantina e Moedas e Medalhas. O seu nome é uma homenagem ao primeiro curador, Wilhelm von Bode.

4aa7d-berlim404

O Neues Museum foi destruído durante a guerra e só em 1999 se iniciou a sua reconstrução que demorou cerca de dez anos. Aqui ficam alojados o Museu Egípcio e o Museu de Pré-história e da História Antiga. É a sumptuosa habitação de Nefertit, a sua peça mais reconhecida.

bbef9-berlim421

O Altes Museum é o maior e mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria. É o mais antigo museu de Berlim, construído originalmente para abrigar todas as coleções de arte da cidade.

e8f75-berlim25282212529

A Alte Nationalgalerie é a representação de templo antigo, muito similar e certamente inspirado na Acrópole de Atenas. A Galeria alberga obras do classicismo, romantismo, impressionismo e do período moderno.

Berlim (418)

Deixar uma resposta