1. Pierogi
Uma espécie de Dumplings cozidos e com os mais diferentes recheios (batata, queijo, carne, couve, cogumelos, etc. acompanhados normalmente de natas. Deliciosos, mas não se deixem enganar…não são entradas, é prato principal!

2. Bigos
Chamam-lhe o estufado do caçador e quem provou percebe porquê. Salsicha e couve com cogumelos, servido com pão. Tem um sabor muito intenso e picante e é delicioso. Mais uma vez cuidado…não é uma entrada.

3. Zurek
Sopa de cereais guarnecida mais uma vez com salsicha e ovo. Não se deixem enganar pelo seu aspeto meio aguado, é uma bomba de sabor e não só. Uma tigela deixa-nos sem fome pelo resto do dia.

4. Zapiekanka
A pizza comunista como lhe chamam os polacos. Metade de uma baguete, recheada com tomate e queijo, complementada com qualquer ingrediente, desde cogumelos, salsicha, peperoni, legumes, etc.

5. Borsh
Uma sopa de beterraba enriquecida com carne e couve, ideal para os invernos frios. Muito cheirosa e com sabor forte, à semelhança de outros estufados locais que provamos. Uma delícia.

Onde comer:
Os melhores locais de comida tradicional polaca foram, em Varsóvia, o Bazyliszek (Praça Central), e em Cracóvia, o Sukiennice (no Mercado da Roupa).
Para o caso de se fartar da comida local recomendo, em Cracóvia, o Gruzinskie Chaczapuri, um restaurante de comida arménia muito interessante, junto à Igreja de Santa Maria, na Praça Principal e o Da Pietro, um italiano excelente também na praça.
Para um café, chá ou um sumo natural nada como passar pelo Cafe Camelot, na ul. Sw. Tomasza 17. Excelente decoração e ambiente e produtos de grande qualidade.
Leave a Reply