Cracóvia Day Trip: Minas de Sal Wieliczka

iphone (183)

Uma visita às minas de Sal Wieliczka é uma experiência única. As minas são uma verdadeira cidade subterrânea com câmaras escavadas em sal, incríveis lagos subterrâneos, imponentes construções de madeira e excecionais esculturas de sal. São quase três quilómetros de galerias tortuosas, onde temos que descer cerca de 800 degraus até uma profundidade de 135 metros. Impressionante.

kopalnia_soli_wieliczka_o_kopalni_02
kopalnia_soli_wieliczka_o_kopalni_16

A mina está na primeira lista do Património da UNESCO que data de 1978.

iphone (184)
Cracóvia Day trip

Durante o percurso na mina passamos por cerca de 20 câmaras e podemos observar o esforço e engenho dos homens que durante várias gerações retiraram daqui o precioso sal. Conseguimos perceber a evolução das máquinas e ferramentas, assim como das técnicas, em especial as de segurança. Passamos ainda pela Capela de São Kinga escavada numa galeria e recheada de quadros e esculturas de sal. É um dos espaços mais impressionantes em toda a mina. A esta sala junta-se a sala mais alta da mina, com uma fascinante construção de maneira com uma altura de vários andares que sustenta toda a sala.

iphone (189)
fascinante.jpg
Cracóvia Wieliczka.png

Aliás, por toda a mina é possível constatar os trabalhos de maneira que garantem a sua sustentação e segurança, não só para todos os que a visitam lá em baixo mas também para todos os que escolheram Wieliczka para viver e fazem as suas vidas à superfície. Quando saímos da mina é que verdadeiramente nos apercebemos que andámos por baixo da cidade a muitos metros de profundidade.

O tempo médio da visita é entre 2h30/ 3h e é sempre assegurada por um guia. Existem diversas rotas, sendo a turística  a mais básica. As Rotas Mineira e Segredos da Mina levam os visitantes a uma aventura pelos recantos mais obscuros da mina, exigindo um maior esforço físico.

Como chegar à mina (de Cracóvia):

De Comboio: da estação principal de Cracóvia (Dworzec Główny) para a de Wieliczka Rynek Kopalnia. Chegando à estação o caminho até à mina está assinalado, são cerca de 5 minutos de caminhada.

De autocarro: autocarro 304 que parte junto ao centro comercial Galeria Krakowska até à paragem Wieliczka Kopalnia Soli. Zona I (Strefa I) e II Aglomeracja

Leave a Reply

Powered by WordPress.com.

Up ↑

Discover more from Travel Random Notes

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading