Os meus dois palácios favoritos

Sintra, é uma vila pitoresca, cheia de magia e mistério, a 30 minutos de Lisboa, classificada pela  UNESCO como Património da Humanidade.

Durante muitos anos atraiu a nobreza e elite de Portugal, que construiu os mais maravilhosos e exuberantes palácios com jardins exuberantes. Por este motivo, não é de estranhar que por aqui existam dois dos mais belos palácios do mundo, de acordo com um estudo feito é minha pessoa e cuja resposta foi 100% unânime. Se não acreditam, continuem a ler.

Palácio da Pena

Construído no topo da Serra de Sintra é uma mancha de cor e beleza que pode ser observado de vários pontos da vila. O seu charme e beleza advém sobretudo do facto de que se ergue lá do alto, imponente e quase inacessível, sobre uma rocha escarpada, rodeado pelo luxuriante arvoredo da serra, o que o leva a estar muitas vezes envolto num misterioso nevoeiro. É claramente um dos palácios mais belos do mundo e, sem dúvida um dos meus favoritos.

Sintra - Palacio Pena1.jpg

O Palácio da Pena é fruto do génio criativo de D. Fernando II, expoente máximo do Romantismo do século XIX em Portugal, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca. Atualmente está dividido em duas alas, o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. Estas alas estão rodeadas por uma terceira estrutura arquitetónica, uma espécie de castelo com caminhos de ronda com merlões e ameias, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça. Em 1838 o rei D. Fernando II adquiriu o antigo convento de monges Jerónimos de Nossa Senhora da Pena, que se compunha do claustro e dependências, da capela, sacristia e torre sineira, que constituem hoje o núcleo norte do Palácio da Pena, ou Palácio Velho. Os jardins do Palácio incluem mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.

Sintra - Palacio Pena.jpg

 

Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate é, para mim, um dos mais belos Palácios do Mundo, pela sua beleza arquitetónica e paisagística, representando o Romantismo em Portugal. A quatro quilómetros do centro histórico de Sintra, o Palácio combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas que fazem dele uma verdadeira obra de arte.

Sintra - Palácio Monserrate1.jpg

Os jardins receberam espécies vindas de todo o mundo e foram organizados por áreas geográficas, o que fazem dele um dos mais ricos jardins botânicos portugueses e uma das mais belas criações paisagísticas do Romantismo em Portugal.

Sintra - Palácio Monserrate.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s