Frankfurt, uma moderna cidade medieval

Aterrei em Frankfurt com oito horas de espera pelo próximo voo. Eu e mais umas centenas de pessoas. Com o 3.º mais movimentado aeroporto da Europa, Frankfurt rapidamente se tornou numa porta de entrada e saída para o resto do mundo, um hub para partidas e chegadas. O que não é de todo mentira, mas Frankfurt é uma cidade com muito para descobrir, rica em cultura, história e contrastes. Frankfurt é uma moderna cidade medieval.

Aqui se misturam os mais ricos, talvez porque a cidade é o grande centro financeiro no Velho Continente, e os mais pobres, espalhados pelas ruas, jardins e zonas históricas. Aqui se misturam arranha-céus de grandes empresas nacionais e internacionais com edifícios históricos de arquitetura medieval, na sua maioria reconstruídos depois a II Guerra Mundial. Afinal, Frankfurt foi uma das cidades mais destruídas e muito pouco sobreviveu aos bombardeiros.

O que visitar em Frankfurt?

Quando saí da estação de comboios deparamos com uma cidade barulhenta, moderna e cinzenta, imagem que vai mudando aos poucos, conforme seguimos até à chamada “cidade velha” ou Romerberg. Há muitos edifícios históricos que espalhados pelo centro. Apesar do aspeto de Disneyland, esta zona oferece aos visitantes, uma ideia da sua beleza ao longo dos séculos.

Frankfurt uma moderna cidade medieval
Frankfurt uma moderna cidade medieval
Frankfurt é uma moderna cidade medieval

Nesta zona da cidade encontramos a Romer, a Câmara Municipal, um dos edifícios históricos mais importantes de Frankfurt. O complexo é composto por três edifícios diferentes – Zum Romer, a ala mais antiga construída no século XV, a Alt-Limpurg e Lowenstein.  Na principal praça do centro histórico encontramos ainda a Grechtigkeitsbrunnen (Fonte da Justiça), as casas de Ostzeile e a igreja gótica Alte Nikolaikirche. A Fonte da Justiça foi construída em 1543 e retrata a deusa Justitia segurando a balança da justiça. Dizem que durante a coroação de Matias em 1612, a fonte correu com vinho. As casas de Ostzeile, apresenta uma fileira de seis casas que foram reconstruídas a partir dos estilos originais dos séculos XV e XVI.  Destruídas pelos Aliados em 1944, foram restauradas apenas em 1983.  A Alte Nikolaikirche, construída no século XI, tem um carrilhão de 35 sinos que tocam três vezes ao dia.

Frankfurt uma moderna cidade medieval
Frankfurt uma moderna cidade medieval

Ainda na zona histórica não podemos deixar de visitar a grandiosa e bem conservada Catedral de São Bartolomeu, a igreja católica romana de Frankfurt. A sua impressionante torre de 95 metros domina o horizonte da cidade e é considerado o maior edifício religioso da cidade. A catedral tem sido tradicionalmente considerada um símbolo da unidade nacional na Alemanha e sediou muitos eventos histórico

Frankfurt

Frankfurt alberga ainda uma das mais bonitas Óperas da Alemanha, intitulada Alte Oper, cujo impacto das bombas durante a guerra levaram uma longa reforma, tendo sido inaugurada apenas na década de 1980.

Frankfurt

Muito mais há a descobrir e visitar em Frankfurt, mas a visita foi curta e muito mais havia para conhecer, não fosse a cidade um dos principais, centro comercial e financeiros da Alemanha e conta com uma população de cerca de meio milhão de pessoas.

Frankfurt

In English

Deixar uma resposta

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: