Semana Santa em Sevilha

A principal festa de Sevilha é a Semana Santa. Durante uma semana mais de 50 irmandades religiosas representando os diferentes bairros da cidade desfilam pelas ruas. Saem de diversas igrejas e percorrem a “Carrera Oficial” (percurso oficial e obrigatório para todas), da Campana até a Catedral, onde se realiza a estação de penitência.

Semana Santa em Sevilha

É todo um cerimonial de imponência e respeito e até os menos religiosos ficam em silêncio perante tamanho ato de fé. Cada andor pesa mais de uma tonelada. São carregados por mais de uma dezena de homens (costaleros), durante um percurso que pode demorar mais de oito horas a percorrer.

Todas as procissões são acompanhadas de dezenas de “irmãos” e “nazarenos” que tentam simular o sofrimento de Cristo através penitências públicas durante as procissões. Cada irmandade tem as suas cores e estandarte e decora rica e exuberantemente os andores. Os dois mais decorados são definitivamente o da Virgem e o de Jesus Cristo na Cruz. Alguns são tão reais que até ficamos a pensar se são pessoas que ali vão.

Semana Santa em Sevilha
Semana Santa em Sevilha
Semana Santa em Sevilha

A cidade enche-se de milhares de pessoas, nacionais e estrangeiros, que acompanham durante horas o cerimonial, junto à catedral, ou espalhando-se pelas ruas dos diferentes bairros. O fascínio por aqueles homens que transportam às costas os gigantes e pesados andores é de inigualável beleza. Cada um pensando para si se seria capaz de tamanho sacrifício.

Mais informações sobre esta grande festa que anualmente leva enchentes de turistas a Sevilha aqui, mas o melhor mesmo é passar por lá e descobrir pessoalmente todo o mistério e imponência desta celebração religiosa de nuestros hermanos. Recomendo vivamente…

Leave a Reply