1.Bruxelas
Por Bruxelas (bem como por toda a Bélgica) a cerveja é rainha. São centenas as diferentes variedades e sabores, com nomes que não lembram a ninguém como La Morte Subite e Guilhotine. A Bélgica deve ser o país no mundo que mais variedades de cervejas vende, mais de 400! Por este motivo, pedir uma cerveja é por si só uma experiência. Se dissermos apenas “quero uma cerveja”, seguem-se uma série de perguntas que, para quem só conhece a preta e a loura nos deixam baralhados. Existem inúmeras cervejarias espalhadas pela cidade, na sua maioria com produção própria. Recomendo a À La Morte Subite, uma das mais antigas (1928) e reconhecida pela sua cerveja com cereja.

2.Dublin
Cidade da famosa Guinness Storehouse, espaço dedicado à história e confeção de cerveja mais famosa do mundo, não podia ficar de fora. O seu museu é um dos espaços mais visitados da Irlanda e um must have numa visita a Dublin, bem como uma visita aos icónicos pubs espalhados por toda a cidade, muito para além de Temple Bar. Para mim, é, sem dúvida, uma das ¨melhores cervejas do Mundo.

3. Munique
A relação de Munique com a cerveja é mundialmente conhecida, pelo que não é de estranhar que por todo o lado exista um bar ou uma cervejaria onde este líquido é rei. Os três mais tradicionais são o Hofbräuhaus, na Am Platz, o Augustinerbräu, na Neuhauserstrasse, e o Löwenbräukeller, na Stiglmairplatz, mas existem muitos mais espalhados por toda a cidade. A cerveja é de grande qualidade, de produção artesanal e servida, em grandes canecas. Um paraíso.

4. Amesterdão
A Guinness está para Dublin, como a Heineken está para Amesterdão. Só nesta cidade é possível viver a verdadeira Experiência Heineken, visitando a primeira cervejaria da marca, no centro de Amesterdão. Além da visita é possível aprender como se tira a melhor cerveja e no final provar a dita cuja. Depois é só transportar a experiência para um dos muitos bares e café da cidade.

5. Cuba
Estranho Cuba estar nesta lista? Talvez, mas, na verdade, as duas únicas cervejas que por aqui podemos pedir são de grande qualidade, quer a preta Bucanero, quer a loira Cristal. Rivalizam, ali taco a taco, com mojitos e Cuba libres. São servidas sempre muitos frescas o que também é fundamental dado o calor que nos esgota as forças.

6.Tallin
Cerveja de mel? Parece estranho? Também achei, mas não quis deixar de experimentar…e é boa, muito boa. A par desta cerveja podemos ainda provar nos diversos restaurantes de inspiração medieval cervejas artesanais de sabores intensos que nos transportam para outra época. Os sabores são fortes e a cerveja é um pouco diferente da que estamos habituados, mas mesmo assim vale a pena arriscar.

Leave a Reply