5 realidades que fazem de Cuba…Cuba

Cuba.png

1.Duas Moedas

Como é que um pais tão pobre pode ter duas moedas? Porque é Cuba, e em Cuba tudo é possível. E porque é que os turistas se sentem sempre (meio) enganados porque a “sua” moeda vale tanto ou mais do que o euro ou o dólar? Porque na verdade é um esquema bem montado do qual não se pode fugir. Podemos trocar dinheiro pelo peso Cubano? Não. Apesar disso Cuba é um destino em conta, certo? Não. A comida é cara. Os táxis são caros. Tudo é caro, sobretudo quando comparado com o nível de vida local. Aí é só luxuoso.

2. Quarto de Hotel procura-se

Sim, é possível chegar a Cuba depois de uma viagem de 8 horas e com o jet lag ao rubro e não ter quarto de hotel. Quando só queremos desmaiar na cama mais próxima dizem-nos que estão cheios, ou que houve qualquer coisa e lá ficamos mais uma hora à espera para nos levarem para o Hotel mais próximo que tenha um quartito para nós. E no dia a seguir logo se vê…porque tudo se resolve.

3. Livre Concorrência

Sim, ela existe mas Cuba Style. Que é como quem diz…as 2 empresas de transporte que existem são do estado, as 5 empresas “oficiais” de táxis idem, e por aí fora. A concorrência, parece-me, estimula algum brio profissional pela qualidade do serviço prestado e isso é bom. Quanto ao resto é só para confundir o estrangeiro.

4. Internet à velocidade da Luz

Que é como quem diz…zero! Ela existe mas quando compramos o cartão para tentar aceder pode correr bem ou mal. Podemos gastar o crédito todo só a tentar abrir a homepage do Google ou podemos conseguir ver 5 filmes no Youtube e percorrer 10 dias de Facebook. Na verdade é uma questão de sorte.

5. Publicidade Zero

Nós que somos constantemente bombardeados por mupis, outdoors e afins por todo o lado primeiro estranhamos. Não percebemos bem o que se passa à nossa volta. Sentimos falta de alguma coisa mas não sabemos o quê. Depois percebemos…não há publicidade! Claro que não…é um país comunista!

Tudo isto faz de Cuba um país único que nos tira da nossa zona de conforto. O que de vez em quando é importante para valorizarmos o que tão banalmente usamos diariamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s